1ª Edição
O Ceará Natal de Luz foi criado em 1997. O Centro da capital cearense ganhou iluminação especial de Natal e, na Praça do Ferreira, o “coração da cidade”, as árvores e a Coluna da Hora foram decoradas.
O Ceará Natal de Luz foi criado em 1997. O Centro da capital cearense ganhou iluminação especial de Natal e, na Praça do Ferreira, o “coração da cidade”, as árvores e a Coluna da Hora foram decoradas.
Destaque para a cidade iluminada e a chegada do Papai Noel na programação foi uma surpresa. Na companhia de 300 crianças bailarinas, o “bom velhinho” chegou à Praça do Ferreira. Os trabalhadores do Centro participaram de um “desafio do bem”, trocando 2 kg de alimentos não perecíveis por camisetas e viseiras. As doações foram para famílias da periferia de Fortaleza. Os Correios lançaram um selo comemorativo do evento.
Os artistas plásticos Chico Filho e Maurício Coutinho criaram a decoração deste ano com atmosfera aquariana. A decoração simbólica de anjos foi complementada com objetos lúdicos e figuras aladas. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebeu a celebração realizada pelo Arcebispo Dom Antônio Aparecido e pastores de igrejas cristãs.
A Praça Portugal, na Aldeota, recebeu pela primeira vez a decoração especial e a enorme árvore iluminada. Desde então, este segundo palco, é parte do maior evento natalino de capitais do Brasil, ao lado da Praça do Ferreira, no Centro da cidade.
Em 2001, vivenciávamos o começo de um novo século e a surpresa tinha que ser especial. E foi! Em meio à festa de abertura, a chegada inesperada do Papai Noel, descendo por uma corda inclinada que ligava o prédio do Cineteatro São Luiz à Praça do Ferreira, deixou crianças e adultos boquiabertos. O Maracatu Nação Baobab, o compositor e acordeonista pernambucano Dominguinhos e o cantor cearense Waldonys foram as atrações da abertura.
O Coral da Luz se apresentou pela primeira vez no Ceará Natal de Luz. Um verdadeiro espetáculo com o protagonismo de 100 crianças e adolescente cantando hinos natalinos nas sacadas do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira. Um show de encanto e graça que desde então emociona quem assiste as apresentações.
Todos os anos a árvore de Natal montada na Praça do Ferreira decora o cotidiano de quem caminha pelo Centro da cidade. Foi a vez de um modelo iluminado e colorido, com mudanças de cor acompanhando o compasso da canção natalina. O cearense Davi Duarte e a cantora Simone interpretaram “Então é Natal” em um show inesquecível.
Dessa vez, quatro árvores de Natal adornando o quadrilátero da Praça do Ferreira. Essa foi a surpresa da 8ª edição do Ceará Natal de Luz. Para melhor absorção das luzes, as árvores foram feitas em lycra, representam os pilares: esperança, paz, vida e alegria.
A identidade regional deixou o Natal de Luz repleto de ícones locais, a decoração incrementou a simbologia cristã com a nossa cearensidade. A Praça Portugal ganhou uma árvore de 52m, com 300 mil mini lâmpadas. E, na Praça do Ferreira, uma árvore de 18m foi iluminada com 400 mil delas. O visual do Papai Noel regional contou com alpargatas, chapéu de cangaceiro e um jumento entrou na festa, no lugar do trenó. Tudo criação do artista plástico cearense Mino Castelo Branco. O cantor Jorge Bem Jor, os corais e a regata de jangadas iluminadas fizeram parte do evento.
O arquiteto Luiz Deusdara assinou a história artística do Ceará Natal de Luz desta edição. As três árvores de Natal foram criadas por ele, duas com 20 metros de altura, erguidas na Praça do Ferreira, no Centro, e uma árvore, com 56 metros, enfeitou os dias da temporada de Natal da Praça Portugal.
O destaque foi para o desenvolvimento sustentável, um Natal ambientalmente responsável foi a proposta da CDL Fortaleza. O público acolheu a Campanha pelo Verde, que iniciou com a meta de distribuição de 1 milhão de mudas ornamentais e frutíferas até o 2017, meta batida três anos antes, em 2014. O Papai Noel trocou o clássico traje vermelho pelo verde, entrando no clima da campanha.
No ano de 2008, o Ceará Natal de Luz entrou para o Guinness Book – livro dos recordes – com o plantio de 65 mil mudas de plantas frutíferas em 23 minutos e 30 segundos, por meio da Campanha pelo Verde. O recorde mundial anterior pertencia ao estado de São Paulo.
Pela primeira vez, o Mapping, projeção de vídeo em objetos ou superfícies, utilizou o Cineteatro São Luiz como grande tela para a projeção 3D do vídeo do Ceará Natal de Luz. A população foi chamada a participar da decoração da cidade. Residências, edifícios comerciais e históricos, lojas comerciais, praças públicas decoradas participaram do Concurso de Decoração Natalina. A carnaúba enfeitou a árvore de natal de 28 metros de altura. O Papai Noel, chamado de Papai Minoel, apresentou-se com chapéu, a bota de vaqueiro e de braços abertos, típico da receptividade do cearense. O show da cantora Wanessa da Mata fez parte da festa.
Com o tema “Compromisso Pela Paz”, o Ceará Natal de Luz adotou o símbolo de pombas brancas, a tradicional árvore natalina teve adereços feitos de algodão. As janelas do Hotel Excelsior, que emolduram as crianças do Coral da Luz, receberam uma iluminação especial em Led, continuando a proposta de eficiência energética. A abertura contou com apresentações do sanfoneiro Adelson Vianna, do quarteto de cordas, dos cantores líricos Salmira Denoa e Franklin Dantas e com o show da cantora e compositora Maria Rita.
A celebração de 15 anos contou com um resgate da árvore de Natal de mais sucesso: a de tecidos de redes artesanais, bem popular e tradicional. A decoração ainda trouxe o fuxico e esse tema estampou a roupa do Papai Noel e as varandas das redes das árvores. Adelson Viana, canto lírico com Samira Denoá e Tony Maranhão, além do Coral da Luz e do show da banda Os Paralamas do Sucesso animaram a noite de abertura.
Nesta edição, a decoração da tradicional árvore de Natal foi de redes de dormir, símbolo do artesanato cearense. A Praça do Ferreira, avenidas Beira-Mar e Monsenhor Tabosa, Centro de Eventos e Praça José de Alencar receberam o brilho natalino. Neste ano, o Natal de Luz promoveu um Concurso de Decoração de Natal, incentivando à população a embelezar ainda mais a cidade de Fortaleza. E a noite de abertura contou com o show do cantor e compositor Jorge Vercillo.
Os enfeites da 17ª edição do Ceará Natal de Luz ficaram por conta das rendeiras cearenses que, com suas mãos mágicas, preservam a cultura e o artesanato nordestino. As colunas das árvores de natal foram confeccionadas com renda (sintética) e foram utilizados mais de oito mil metros de rendas nas árvores e nos demais elementos decorativos. Neste ano, a árvore foi inspirada na Catedral de Brasília, uma das principais obras do saudoso arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto da árvore foi desenvolvido pelo arquiteto Luiz Deusdara.
Nesta edição o Ceará Natal de Luz espalhou sua decoração com signos natalinos por 21 pontos de Fortaleza. Além da Praça do Ferreira, o Parque das Crianças também recebeu a programação natalina, como o desfile Natal de Luz “O fantástico Mundo do Natal” e a casa do Papai Noel. A atração principal da abertura desta edição foi o cantor Fagner, que fez homenagem a grandes nomes da música popular brasileira.
O Ceará Natal de Luz, neste ano, teve como tema a jangada, símbolo de resistência e sustentação nordestina. A temática esteve presente nas árvores de Natal montadas nas Praças do Ferreira e Portugal, iluminadas com luz de led que alternava de cor a cada instante. A abertura do evento natalino teve apresentação da turminha do Animazoo, um "Cortejo Natalino" criado pelo artista cearense Carri Costa, e show de um dos cantores românticos mais famosos do Brasil, com mais de 40 anos de carreira: Fábio Júnior. Durante o evento foi lançada a primeira edição do concurso de fotografias do Ceará Natal de Luz.
A edição comemorativa dos 20 anos do Ceará Natal de Luz abordou o tema “Solidariedade, União e Cuidado” e ganhou decoração regional. Símbolos natalinos com os ícones da cearensidade enfeitaram diversos pontos de Fortaleza. Neste ano, o Ceará Natal de Luz contribuiu para a revitalização cultural de um importante espaço de nossa cidade, a Praça Portugal. O grande show dessa edição da abertura desta edição foi dos cantores cearenses Waldonys e Marcos Lessa.
O Ceará Natal de Luz 2017 foi inspirado no lema “Cuidar e preservar a vida”, tendo o elemento da água, símbolo de pureza e fonte de vida, como inspiração para os adornos natalinos (anjos, estrelas e pastores) nas cores azul, branca e dourada. A abertura desta edição foi de novas experiências. O público pôde ver a neve caindo do céu na Praça do Ferreira, no Centro da Capital. A neve artificial teve duração de 8 minutos. Logo depois, o cantor carioca, Jorge Vercílio subiu ao palco com o seu belíssimo repertório da música popular brasileira.
O Ceará Natal de Luz 2018 foi inspirado na Campanha da Fraternidade que teve como tema “Fraternidade e superação da violência” com o intuito de promover uma cultura de paz, de reconciliação e de justiça. A decoração contou com adornos natalinos (anjos, estrelas e pastores) nas cores branca, verde e vermelha criados pelo cartunista, chargista e artista plástico Mino Castelo Branco que nesta edição, além de se conectarem com o lema da paz, também fizeram uma homenagem aos 60 anos do Cineteatro São Luiz. A abertura contou com neve artificial e show do Fagner, na Praça do Ferreira.
Todos os anos, o Ceará Natal de Luz traz em sua identidade a mescla das tradicionais imagens natalinas e da força da cultura nordestina. Em 2019, o tema artístico é do Mestre Espedito Seleiro. Destaque no Brasil e no mundo, Espedito Seleiro é o criador de icônicas peças em couro, com cores e design original. A tradição familiar de cinco gerações ganhou, ao longo do tempo, cores fortes de pigmentos naturais com experimentos e construção de técnicas de tingimento. As particularidades das formas, da textura e da coloração da sua arte em couro vão inspirar as criações das Árvores de Natal e do design de toda a decoração do evento.
Em meio a tempos tão desafiadores, o amor ao próximo é a luz que ilumina o mundo. Por isso, em nossa 24ª edição neste ano de 2020, o lema do Ceará Natal de Luz realizado pela CDL de Fortaleza e Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social será “Seja amor, seja luz”. Esse sentimento está traduzido em um cuidado dos profissionais da saúde, um gesto solidário, a celebração de vizinhos nas varandas, uma videochamada reunindo familiares ou desconhecidos, uma ligação com uma palavra amiga ou a música unindo virtualmente pessoas em um canto para a paz.